Até quando as crianças devem utilizar cadeirinha?
Desde o seu nascimento, as crianças ocupam um lugar de fragilidade no que toca as utilizadores das estradas, sendo necessário aumentar a sua segurança.
Assim, é fundamental garantir que as crianças viajam de forma segura, através de sistemas de retenção infantil homologados. Saiba tudo!
Transportar crianças no carro pode ser um verdadeiro desafio - birras, brincadeiras e “energia interminável” podem provocar distrações e diminuir a segurança de uma viagem de carro.
Assim, é mais que sabido que têm, obrigatoriamente, de viajar com um sistema de retenção infantil homologado, de acordo com a altura e peso, no sentido contrário ao trânsito o maior tempo possível e, claro, sempre no banco traseiro. Contudo, as crianças crescem num ápice e rapidamente chega o momento de passarem ao uso do cinto de segurança.
O que diz a legislação?
A lei diz que menores de 12 anos e com menos de 135cm devem viajar em veículos equipados com cintos de segurança, sistema de retenção infantil adaptado ao seu peso e altura, no banco traseiro, como indica o artigo 55 do Código de Estrada. Por isso, crianças com menos de 1,35m são obrigadas a viajar na cadeirinha.
Quando podem as crianças deixar de viajar com cadeirinha?
Embora a legislação delimite os 135cm, directrizes europeias recomendam os 150cm e, de facto, nada impede os pais de prolongarem o uso da cadeirinha até que as crianças alcancem esta altura.
A maior parte dos sistemas de retenção infantil estão concebidos para poderem ser utilizados por crianças até 150cm e 36kg de peso. O cinto de segurança também não deve ser colocado de forma prematura, pelo que deve ser colocado adequadamente, da seguinte forma:
- A parte superior ou banda toráxica deve passar acima da clavícula, sem ficar muito perto do pescoço da criança;
- A banda pélvica do cinto deve ir acima dos ossos da pélvis e não do estômago.
Como saber se está na altura do seu filho usar cinto?
Para além das “metas” peso e altura, há várias pistas que lhe podem indicar se o seu filho deve passar a utilizar cinto ou não, tais como:
- Se a criança já conseguir apoiar totalmente as costas no banco do veículo, já pode utilizar o cinto. Se não, deve continuar com a cadeirinha;
- Se a criança, sentada e com as costas apoiadas no banco, não chegar com os joelhos até ao limite do banco, não dobrando as pernas de forma confortável ou ficando com as pernas esticadas, tem ainda de usar a cadeirinha;
- Se a criança, tentando manter uma postura adequada no banco, tiver tendência a escorregar, ainda está dependente do uso da cadeirinha;
- Se o cinto passar acima do pescoço ou bem perto do mesmo, ou até acima do estômago, o seu uso pode ser perigoso. Por isso, continua a recomendar-se o uso da cadeirinha.
Quando devem as crianças deixar o banco traseiro?
O banco traseiro é o local mais seguro para as crianças. O lugar da frente não é recomendado pelo facto de que, no banco dianteiro, com cadeira infantil, estão mais perto do painel do carro e, por isso, mais perto do airbag em caso de acidente.
Na verdade, segundo a directriz europeia, está estabelecido que as crianças só podem circular à frente após os 12 anos e com mais de 150cm. No entanto, o mais recomendado é que se prolongue ao máximo a utilização do banco traseiro, de forma a garantir a segurança da criança até que ela esteja, fisicamente, mais desenvolvida.
Viajar com crianças exige responsabilidade e conhecimento do que é obrigatório e aconselhável para garantir a segurança dos mais pequenos…No entanto, com os cuidados certos, é possível garantir viagens mais tranquilas e seguras!
A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!